Clube do Vinil Apresenta: Menudo Vs. New Kids On The Block (Parte I)

Menudo – Mania1

Menudo foi uma boy band porto-riquenha formada em 1977 que alcançou um sucesso estrondoso em grande parte da América Latina. Com seu fim após 19 anos de atividade, em 1996, era composta  de 5 membros sem uma formação fixa: os integrantes eram substituídos por meninos mais novos ao completarem 16 ou 17 anos devido a mudança de voz. As substituições acarretaram, com o tempo, no declínio da banda pela rejeição dos fãs, que não gostavam de ver seus ídolos serem trocados. O objetivo do grupo era fazer um tipo de música que cativasse o público pré-adolescente, mas acabou tomando proporções maiores, conquistando outras faixas etárias. O sucesso fez com que a banda lançasse discos em outras línguas que não a sua nativa — o espanhol —, como o português e o inglês, atendendo então fãs de diversas nacionalidades.

No Brasil, seus discos venderam cerca de 1,5 milhão de cópias e conquistaram milhares de fãs que se organizavam em fã-clubes numa extensão que pode ser comparada aos Beatles no mundo, já que na década de 80 era o grupo de maior visibilidade na mídia nacional. Produtos relacionados aos menudos faziam muito sucesso nas lojas e suas músicas dominavam as rádios. Seu maior hit por aqui foi “Não Se Reprima”, presente no álbum Mania que será revisado aqui.

Mania é o 14º álbum da boy band e seu 1º lançamento em língua portuguesa, que nada mais é que uma coletânea de sucessos traduzidos do espanhol retirados de seus álbuns anteriores. Lançado em 1984, o disco é composto por 10 faixas, totalizando aproximadamente 32 minutos, e foi o mais vendido da carreira do quinteto no Brasil. Na época de seu lançamento, o grupo era integrado por Charlie Massó, Ray Reyes, Ricky Meléndez, Robbi Rosa e Roy Rosselló. Vale lembrar que este foi o último álbum com a participação de Ricky Meléndez, último menudo restante da formação original, que viria a ser substituído por Ricky Martin.

2.gif

LADO A

A primeira faixa do álbum é a icônica e animada Não se Reprima, responsável por alavancar o grupo no Brasil. Originalmente presente em versão espanhol no álbum A Todo Rock, a música possui um refrão chiclete com batidas bem pop. A coreografia marcante também é grande responsável pela proporção do sucesso que a canção teve e até hoje é uma das músicas mais marcantes na história do pop nacional.

Após toda agitação proporcionada por Não se Reprima, temos a baladinha Quero Ser, que fala sobre amizade e companheirismo, caracterizados na letra como “Um amor que dá sem nada a receber”. Um ponto notável é a harmonia das vozes dos integrantes no refrão, que dá o toque final para deixar para deixar a canção com um forte apelo emocional.

Em seguida, Rock na TV nos bota para dançar novamente. Com um ritmo de boogie-woogie voltado para as discotecas que faziam sucesso no país na década de 80, trazendo uma temática de dança e flerte. Apesar do seu  apelo bem pop infantil, o grupo começou a experimentar outros estilos e ritmos musicais, que ficam latentes ao decorrer do disco, seguindo as tendências da época.

Agora numa pegada mais pop/rock que poderia estar presente no musical Grease, a quarta faixa Sobe em Minha Moto começa com barulhos de motocicletas. No trecho “Passo em frente à tua casa, piso fundo pra você me ouvir” o eu-lírico segue convidando a pretendente para andar em sua moto.

Tudo Vai Bem é quinta e última faixa do lado A do disco Mania, que já traz uma fórmula mais pop adolescente do que as três faixas anteriores. A música brinca com a ironia de situaçõesnas quais nada está bem mas mesmo assim nos pedem pra manter a calma, como no caso da música em que um avião está em queda.

LADO B

O lado B do álbum começa com a inocente Doces Beijos, que continua seguindo a temática pop adolescente do grupo. Este aspecto é presente não só no ritmo, mas também na letra da música, aproximando os integrantes de adolescentes já que a baladinha relata sobre estar apaixonado e como isso ocupa os seus pensamentos. A letra é uma declaração a sua amada com um toque bem jovial e dramático.

3.jpg

Indianapolis, segunda música do lado B do disco, inicia-se com violinos que logo são substituídos por guitarras elétricas e batidas rápidas. O nome é referente à pista de corrida mundialmente conhecida Indianapolis Motor Speedway e pela sua prova Indianapolis 500 que ocorre desde 1911.  A canção segue o mesmo contexto da referência, colocando os menudos narrando do ponto de vista de corredores da prova. O videoclipe os mostra dançando em uma pista, na frente de um carro e se divide entre dança, cenas de carros de fórmula 1 e os nossos menudos como participantes da corrida.

Após a eletrizante Indianápolis, somos jogados em mais uma balada romântica do álbum, e a mais triste das presentes até agora. Se tu não estás retrata despedidas e saudade com vocais leves e é cantada unicamente por Robbi Rosa, diferente das outras que sempre era dividas e com refrões harmonizados. No clipe, Robbi também é o único integrante a aparecer.

Troque suas pilhas é a quarta e penúltima música do álbum e retoma o feeling trazido em Indianápolis. A música se utiliza de batidas bastante animadas e vivas, convidando o ouvinte a um momento de alegria como referido na música que clama por uma vida com mais felicidade e amor. Após seu término somos levados para a última canção dessa jornada colorida proporcionada pelos menudos.

Quero Rock encerra em grande estilo o primeiro álbum em português do grupo, mais uma vez numa pegada mais pop/rock, numa sonoridade bem diferente e mais madura da apresentada no início. A compilação de músicas tiradas de álbuns em espanhol nos mostra que o grupo não mantém uma única sonoridade em toda sua carreira o que permitiu o longo sucesso do quinteto latino.

Mania é um álbum típico de boy bands que são produzidas para hitar em escala global, com letras sem muito conteúdo que grudam involuntariamente em nossa mente pela fácil digestão e batidas pop que nos embalam e divertem. O resultado com certeza foi obtido já que o álbum foi tão bem sucedido no Brasil que, antes do seu fim, o Menudo lançou mais 3 álbuns em português com versões traduzidas das músicas em espanhol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s