Tim Maia e a Black Music no Brasil

Como muitos sabem, Tim Maia morou 4 anos de sua juventude nos EUA. A princípio viveu com brasileiros amigos de seu pai, depois resolveu viajar pelo país. No entanto, não da forma mais tranquila.

Envolvido com drogas ilícitas e crimes, passou diversas vezes pela prisão até que foi deportado de volta para o Brasil e aqui, iniciou sua carreira e se tornou um dos mais renomados cantores brasileiros.

Influenciado por toda a sua experiência de “intercâmbio cultural”, expressou suas canções brasileiras num formato inovador: sonoridades norte-americanas com letras em português.

Conhecido como o inventor do Samba Soul, Tim Maia teve  papel fundamental na Música Popular Brasileira, criando uma “ponte cultural” entre a música nacional e a Black Music estadunidense.

Apesar de ter vivido nos EUA, seu primeiro disco lançado nos EUA Nobody can live forever: the existencial soul of Tim Maia” o fez atingir certa visibilidade internacional, porém muito tempo depois de sua morte: em 2012. Nessa época, o New York Time se referiu a Tim Maia como o primeiro a adaptar o soul music ao gosto brasileiro. O interessante é que a revista nomeia esse Soul como Funk, colocando como título da publicação “He’s Back, Baby: The Man Who Put the Funk in Rio”. (Leia aqui) E isso nos faz pensar um pouco sobre a diferença entre o Funk norte-americano e o funk (a princípio) carioca.

Assim, a gravadora que lançou tal disco, Luaka Bop, também produziu uma animação contando um pouco sobre quem era Tim Maia cujo nome não poderia ser outro: As Aventuras Existenciais de Tim Maia. E, segundo o jornalista Allen Thayer, o cantor está dentro do mercado mainstream estadunidense.

Toda essa mistura de nomes: funk, soul, samba “recheiarão” com reflexões e danças a nossa despedida do final de semestre do Clube do Vinil. E nosso evento de amanhã, a Festa na Laje, pretende inovar pensando no Vinil, na Black Music e na Laje como coisas que fazem muito sentido juntas.

Referências:

Home

http://www1.folha.uol.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s