A História de Daft Punk

Com a proximidade da nossa nova edição do Clube do Vinil, que será realizada na próxima terça feira às 18:30 no bloco A do Campus Gragoatá, nosso blog preparou dois posts especiais sobre o duo francês de música eletrônica, Daft Punk, tema de nossa apresentação.

Nessa primeira publicação, buscamos passar a você um pouco da história da dupla, desde sua concepção ainda no ínicio dos anos 90 até sua consagração, ocorrida muito em função dos dois discos que analisaremos na terça, o Discovery de 2001 e o seu mais recente trabalho, Random Access Memories, de 2013.

O começo 

Iniciamos nossa história no ano de 1987 quando o francês Thomas Bangalter e o luso-francês Guy – Manuel de Homem – Cristo se conheceram numa escola secundária em Paris. A partir daí desejaram formar uma banda e ingressar no campo musical; para isso, em 1992, os dois se juntaram com Laurent Brancowitz e formaram o grupo Darlin. Após um show no Reino Unido, eles receberam uma crítica negativa no jornal Melody Maker. Sua apresentação foi chamada de “A bunch of daft punks”, em bom português: “um bando de punks bobos”. Ao contrário do que podia acontecer, a crítica teve um resultado positivo. Homem-Cristo e Bangalter tiraram da situação o novo nome da banda, como se pode perceber. Tempos depois, o grupo Darlin se dissolveu e Daft Punk foi formada apenas por Homem-Cristo e Bangalter. A dupla experimentou a utilização de sintetizadores e máquinas de ritmos.

Projetos mais relevantes

Em 1993, numa rave na EuroDisney, a Daft Punk entregou uma demo para Stuart Macmillan da gravadora Soma Quality Recordings. O material deu base para o single de estreia “The New Wave”, lançado em 1994.

O primeiro single de sucesso comercial da dupla foi Da Funk, gravada em 1995. No ano seguinte a banda assinou com a Virgin Records.

Em 1997, Daft Punk lançou Homework, seu primeiro álbum, considerado um dos mais influentes de dance music dos anos 1990. O trabalho reuniu de forma inovadora o techno, o house, o acidhouse e estilos de electro, combinando com elementos da rave music. Os hits do álbum foram: “Da Funk”, “Rolling & Scratching”, “Alive” e, sobretudo “Around the world”.

 

 O segundo trabalho deles foi o álbum Discovery, lançado em 2001 com um estilo diferente de seu antecessor. O sucesso comercial, impulsionado por hits como “One More Time”, “Harder, Better, Faster, Stronger“, “Face to Face” tornaram o Daft Punk conhecido mundialmente, sendo este álbum, o principal responsável pela popularização da banda. Falaremos mais a respeito do Discovery em nossa próxima publicação, esteja atento.

O Terceiro disco, Human After All, foi lançado em 2005 e recebeu diversas críticas, entre elas sendo considerado repetitivo. Os principais singles são: “Robot Rock”, “Technologic”, “Human After All” e “The Prime Time of Your Life”.

 

 Nos anos que se seguiram, o duo estreou em Cannes o filme cult Daft Punk’s Electroma dirigido pelos dois próprios integrantes e que contava a história de dois robôs que queriam se tornar humanos. Logo após saíram em uma longa turnê mundial cheia de efeitos especiais e luzes, passando inclusive, pelo Brasil no Tim Festival.

A banda criou também, a trilha sonora do filme “Tron: O legado” em 2010 e depois só viria a retornar com alguma novidade em 2013, ano de seu quarto álbum. Random Access Memories contou com a participação de diversos artistas como Paul William, Julian Casablancas e Pharrell Williams e se tornou sucesso instântaneo tanto de crítica quanto de público, tendo ganho cinco grammys. A faixa chefe desta vez foi o hit “Get Lucky” que alcançou a posição número 1 em diversas paradas pelo mundo.

 

 Relevância no mundo da música

É inegável a importância do Daft Punk não só para o cenário da música eletrônica como também para o campo musical no geral. As inovações e variações no modo de criar a música, mixando e combinando diversos estilos como o techno, o house, a dance music, o electro, pop, a discoteca dos anos 70 e a rave além dos samples e mixes fizeram com que a banda não fosse conhecida somente pelo visual exótico mas também pela grande qualidade sonora que possui.

Desta forma, o Daft Punk é hoje, referência para diversos artistas e possui uma base enorme de fãs, agregando diversas tribos ao som de suas músicas; é justamente isso que pretendemos realizar nessa próxima terça feira, contamos então com a presença de todos vocês para conhecer ainda mais sobre a dupla e se divertir conosco na escuta de dois de seus mais clássicos discos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s