Preços dos vinis no Brasil

O preço médio encontrado na Internet é em torno de 20 reais. Mas, é de assustar a maneira como os valores oscilam: de um real a cinco mil, quando se fala apenas dos vinis nacionais.

Mas, por que essa diferença de valores?10636373_298992443640950_7023398436934971124_o

Os preços podem aumentar muito, entre outros motivos, por causa da dificuldade em encontrá-los. Claro que a popularidade conta para serem considerados mais valiosos, mas muitas vezes o vinil passa a ser mais popular por ser mais raro.

Outro motivo, é o que os colecionadores entendem por qualidade do som.

Quando se fala em qualidade do som, é comum dizerem que o “som do vinil é rico” por reproduzir um som analógico, mas esquecem, ou não sabem, que a qualidade do som depende primeiramente da maneira como ele é gravado. Os vinis novos, por exemplo, com mais detalhes de sons, são em sua maioria gravados com equipamentos digitais.

Claro que CDs e Vinis tem suas particularidades técnicas e a noção de qualidade vai variar entre os amantes de música. Mas, o vinil se desgasta muito mais facilmente do que o CD, pois ele precisa ser “arranhado” constantemente para ser reproduzido.

Talvez o motivo de acharem que o vinil é melhor é porque eles possuem aqueles amados e nostálgicos ruídos das gravações da época em que foram gravados e que conseguiram com o tempo e isso pode agregar muito valor ao produto.

No entanto, uma coisa sempre notada por amantes e colecionadores de vinis são as imperfeições e os desgastes visuais e nesse caso, quanto menos melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s